Tenho uma formação acadêmica em biologia. Fiz mestrado, doutorado e pós doutorado na área de zoologia e conservação de espécies. Mas também sou um fotógrafo profissional e professor de fotografia há mais de 10 anos. Minha caminhada nas artes visuais começa em 2007 e passa por diversas áreas e experimentações: fotografia analógica, PB, técnicas alternativas em fotografia (cianotipia, marrom de Van Dike, etc.), desenho, aquarela, pintura a óleo.
“Se você não está fazendo o que ama, você está desperdiçando seu tempo.”
Meu trabalho está conectado com os temas ligados à natureza, ora de um ponto de vista mais científico, ora mais artístico, e profundamente enraizado em minhas memórias e experiências de infância e o que a maturidade me trouxe de aprendizado, além de uma poética que transita pelos temas da morte e desaparecimento, pois isso faz parte de minhas reflexões; das reflexões de um cientista – artista a respeito da vida e do processo de fazer ciência e arte.
Acredito que, se existe alguma, a “função” do artista é transbordar sua angústia e traduzi-la em arte para o mundo. Então, aqui nesse site, você irá encontrar muito de minha produção artística, de minhas “angústias existenciais” sublimadas e transformadas em arte. Na aba “portfolio”, você encontrará tanto os trabalhos comissionados, ou seja, que foram feitos sob encomenda, quanto os trabalhos autorais, com os quais expresso minhas indagações, críticas e incômodos frente ao mundo. Na aba “cursos e workshops” poderá assistir gratuitamente algumas das palestras que dei sobre fotografia autoral ou se inscrever em algum curso ou workshop de seu interesse. Na aba “mentoria” explico em detalhes como é meu processo de mentoria individual ou em grupos e quando abro novas vagas. Na aba “blog” coloco todos os textos e artigos que tenho escrito ou mesmo gravado a respeito do meu fazer artístico. Há material sobre processo criativo, sobre arte para decorar ambientes, sobre referências fotográficas, etc. Ah, não posso esquecer de mencionar a aba “loja”, onde você poderá adquirir uma de minhas obras de arte. E se você quiser me mandar uma mensagem, na aba “contato” você encontra um formulário para isso. Também pode me seguir nas redes sociais. Vou adorar saber que você esteve visitando meu site!
Quero que as pessoas se sintam compreendidas e acolhidas em suas singularidades ao se conectarem com minha arte.
Procuro contar uma história do não desaparecimento, do não esquecimento. A morte e seus signos não precisam ser revestidos de dor infinita. Presto respeito, homenagem e admiração na minha forma de retratar essa simbologia. A passagem do tempo também está muito presente no meu trabalho, como um alerta de que tudo passa: as dores, os prazeres, os amores, a juventude…Temos que viver o presente para construir um melhor futuro a partir dessas transformações naturais pelas quais passamos; nos reconstruímos e reciclamos tanto por meio da fotografia quanto pelos objetos, que denomino caixas de espaço-memória. Dou vida e significados a objetos perdidos, deixados, esquecidos. Quais seriam os pertences de uma ave? As aves tem pertences ou apenas pertencimentos? Estou prestando uma homenagem póstuma a esses seres por meio do uso dos elementos deixados pelos mesmos dentro desse espaço-memória.
E por falar em memórias, a minha infância, rica de memórias, boas e ruins, é meu grande repositório de inspiração. Costumo produzir ouvindo músicas eruditas, um reflexo também dessa época, pois me protegia do mundo entrando noutro mundo, o da música.
Meu processo de criação segue dois caminhos: um aleatório e um objetivo. O caminho aleatório parte de uma inspiração, de algo que esteja sentindo e precise dar cabo ou de algo que tenha visto e me inspirado a produzir. O caminho objetivo parte de um projeto, geralmente de minhas pesquisas em arte, ciência e natureza, onde avalio técnicas, testo métodos e defino o que será feito e como. Depois dessa etapa, fico livre para criar, pois o processo passa a ser ao acaso.
Minhas influências vão desde o chiaroscuro de Caravaggio, passando pelas naturezas mortas de Haeckel, Leroy de Barde e Joris Hoefnagel até as caixas de Joseph Cornell e Mark Dion.
Marketing Specialist
“Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit. Cum sociis natoque penatibus et magnis.”
Sales Manager
“Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Nullam id dolor id nibh ultricies.”
Computer Engineer
“Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Morbi leo risus, porta ac consectetur ac, vestibulum at eros. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur.”
Interface Designer
“Sed posuere consectetur est at lobortis. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis mollis, est non commodo luctus, nisi erat porttitor ligula, eget lacinia odio sem nec elit.”